Inhotim Arte Presente

About This Project

FICHA TÉCNICA

Série documental / 13 episódios de 50′ / 2018

Direção: Pedro Urano
Produção: Camisa Listrada e Quarteto Filmes

 

Sinopse

A série investiga a multiplicidade de linguagens artísticas contemporâneas a partir do Inhotim, ambicioso projeto que reúne instituição de arte e jardim botânico no interior de Minas Gerais. Articulando a experiência singular do lugar a visitas aos estúdios de grandes nomes da produção contemporânea, a série revela a complexidade da arte de nosso tempo e sua perspectiva sobre a atualidade.

Com Giuseppe Penone, Matthew Barney, Tunga, Cildo Meireles, Olafur Eliasson, Claudia Andujar, Chris Burden, Miguel Rio Branco, Rirkrit Tiravanija, Jorge Macchi, Jochen Volz, Allan Schwartzman, Gianfranco Maraniello, Davi Kopenawa e outros.

 

Episódio 1. Claudia Andujar

O programa acompanha a montagem da Galeria Claudia Andujar, dedicada ao seu trabalho fotográfico com os índios yanomami. Através de conversas com a artista e com o grupo de indígenas (liderados por Davi Kopenawa) presente na abertura da galeria, abordamos as fotografias de Claudia como experiência que nos confronta incessantemente com o desafio do trânsito entre culturas e diferentes modos de compreensão da própria natureza da imagem.

 

Episódio 2. Giuseppe Penone

Em seu estúdio em Turim, o artista apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra ‘Elevazione’ no Inhotim, visitamos o ‘jardim das esculturas fluidas’ – uma expressiva coleção de esculturas ao ar livre instalada permanentemente por Penone nos arredores de Turim – e flagramos o artista trabalhando no bosque próximo a sua casa de campo em San Raffaele.

Episódio 3. Tunga

A partir de conversas com o artista e de registros da abertura da Galeria Psicoativa em Inhotim, quando foram re-performatizados quatro de seus trabalhos emblemáticos, o programa reflete sobre a potência cênica e os modos de ativação de corpos sociais e coletivos.

 

Episódio 4. Rirkrit Tiravanija

O programa aborda a obra do artista tailandês a partir do ‘Palm Pavillion’ (Pavilhão das Palmeiras) instalado no Inhotim. Esta obra reúne, sob um projeto emblemático da arquitetura colonial, uma coleção de objetos que usam a imagem de palmeiras para evocar um ‘sabor’ tropical, levantando questões sobre identidade pós-colonial e afirmando uma perspectiva periférica sobre a arte. Ao longo do programa, acompanhamos um jantar preparado pelo artista – expoente da chamada ‘estética relacional’.

Episódio 5. Cildo Meireles

O programa aborda o trabalho de Cildo por seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas no Inhotim. Em seu estúdio, o artista apresenta os ‘microcadernos’, que reúnem desenhos, esboços e ideias que alimentam sua produção até os dias de hoje. Acompanhamos ainda a realização da peça ‘Mutações geográficas: Fronteira vertical’, um projeto de 1969 realizado em 2015 que alterou a altitude do ponto culminante do Brasil.

Episódio 6. Matthew Barney

Neste programa dedicado a obra ‘De Lama Lâmina’, exploramos a relação entre performance, filme e escultura na produção do artista norte-americano. Imagens da performance homônima realizada no carnaval de Salvador, e da construção da Galeria Matthew Barney no Inhotim, articulam-se a conversas com o artista, com o músico Arto Lindsay (colaborador na performance na Bahia), e com os curadores Jochen Volz e Allan Schwarzman.

Episódio 7. Miguel Rio Branco

Na mesa de luz de sua casa-atelier na serra fluminense, o artista apresenta os originais das obras expostas no Inhotim enquanto revela a centralidade da ideia de ‘montagem’ em seu trabalho. O programa investiga ainda sua atuação como diretor de fotografia de cinema, um momento pouco conhecido de sua trajetória, e sua produção mais recente, marcada por instalações imersivas onde a fotografia perde qualquer protagonismo.

 

Episódio 8. Chris Burden

Neste episódio investigamos a peça ‘Beam Drop’, em que o artista lança, com uma grua, vigas de aço numa poça de cimento fresco. O trabalho, emblemático na trajetória de Burden por articular performance e escultura, serve de eixo para um breve panorama da produção deste artista, conhecido por desafiar regras e convenções, expandindo os limites do que pode uma obra de arte.

 

Episódio 9. Jorge Macchi

Caminhamos com Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em seu ‘Buenos Aires Tour’, invulgar guia turístico e objeto de arte realizado cerca de 15 anos atrás. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação ‘Díptico’, inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.

 

Episódio 10. Olafur Eliasson

Visitamos o Studio Olafur Eliasson em Berlim, que reúne cerca de 100 funcionários. Acompanhamos o dia a dia do lugar e conversamos com o artista e alguns de seus mais próximos colaboradores. Somos apresentados aos projetos de dois futuros pavilhões pensados para o Inhotim, enquanto Olafur revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade.

 

Episódio 11. Arte/Natureza

Em conversas com botânicos, curadores e artistas como Olafur Eliasson (Dinamarca), Giuseppe Penone (Italia), Mathew Barney (EUA) e Tunga (Brasil), investigamos as relações entre seres biológicos e obras de arte. Como uma coleção ‘pensa’ a outra? Natureza é artifício.

Episódio 12. Curadoria

Como surgiu a coleção Inhotim e a instituição construída para abrigá-la? Que ideias nortearam a escolha de obras e artistas? Como abordar a produção contemporânea na atualidade? Conversamos com o idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, e alguns dos curadores que atuaram no lugar – Ricardo Sardenberg, Allan Schwarzman, Jochen Volz e Marta Mestre.

Episódio 13. Jardim Botânico

Neste programa, apresentamos o acervo botânico do Inhotim, uma riquíssima coleção de palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas, bromélias e agaves, que transformaram o lugar num refúgio para centenas de animais da região, sensivelmente degradada pela mineração. Um ecossistema diverso e também povoado por obras de arte. Que futuro se cultiva no Inhotim?

Category
TV